Escolha uma Página

TRT-PR celebra 49 anos e Dr. Sérgio Luiz da Rocha Pombo recebe medalha da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) celebra os 49 anos de existência neste mês de setembro. E a data será comemorada com a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias para autoridades públicas e servidores(as) da Justiça do Trabalho no Paraná. Além disso, ações voltadas à Memória do Tribunal ocorrem ao longo do mês, como a inauguração de uma galeria de fotos desembargadores e desembargadoras que construíram a história do Tribunal, a publicação de um novo documentário da série ‘A História do Nona’, uma mostra do Centro de Memória e a veiculação de materiais nas redes sociais da instituição.

A cerimônia principal do aniversário ocorre no dia 19 de setembro, às 14 horas, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, à Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba-PR. Na oportunidade, 32 personalidadesrecebem a homenagem com a entrega da Ordem das Araucárias. Entre os agraciados, estão o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão. Veja a relação completa abaixo. A comenda é entregue em reconhecimento a pessoas que tiveram uma atuação destacada na defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos.

Na mesma data, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, inaugura a Galeria de Desembargadores no ‘foyer’ do plenário Pedro Ribeiro Tavares. O local reúne fotografia e a identificação dos magistrados e magistradas que compuseram e compõem atualmente o Tribunal.

ORDEM DAS ARAUCÁRIAS AGRACIADOS EM 2025

GRAU COMENDADOR

 SÉRGIO ROCHA POMBO – Advogado

(Fonte: TRT-PR)

Como agradecimento, o Dr. Sérgio Luiz da Rocha Pombo escreveu uma manifestação:

Receber o título de Comendador representa ser agraciado com um dos mais elevados graus de distinção honorífica. Trata-se de reconhecimento público àqueles que, por sua trajetória e pelos serviços prestados, deixam marcas significativas na história das instituições e da sociedade. Na Ordem das Araucárias, ser Comendador é gozar da confiança e do apreço da Justiça do Trabalho do Paraná, que, por meio dessa honraria, perpetua a memória daqueles que contribuíram para o fortalecimento da advocacia e da comunidade jurídica.

A concessão da Ordem das Araucárias, no grau de Comendador, é uma honra que me emociona profundamente. Esta comenda, que exalta a força e a memória da Justiça do Trabalho paranaense, não se dirige apenas à minha pessoa, mas simboliza toda uma trajetória construída com dedicação à advocacia e à docência.

Ao longo dos últimos 30 anos, tive a oportunidade de servir à nossa comunidade jurídica sob diversas formas. Como professor de graduação e pós graduação em Direito Material e Processual do Trabalho, empenhei-me na formação de sucessivas gerações de juristas, sempre guiado pelo compromisso de aliar o conhecimento teórico à prática forense e à ética profissional.

Tive, ainda, a honra de coordenar o Curso de Direito da FAE – Centro Universitário, experiência que me permitiu contribuir de maneira efetiva para a formação acadêmica e institucional de inúmeros profissionais hoje atuantes em relevantes espaços na sociedade.

No campo da formação continuada, atuei como docente da Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região – EMATRA, espaço no qual pude partilhar saberes com magistrados, advogados e estudantes, num exercício constante de aprendizado mútuo.

Coordenei a área trabalhista da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR, com o propósito de preparar advogados para os desafios da vida profissional. Também exerci a função de Coordenador do Exame de Ordem da OAB/PR na área trabalhista, zelando pela seriedade e pela excelência na avaliação e ingresso de novos colegas.

Presidi a Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR e, na sequência, fui eleito, pela advocacia trabalhista paranaense, como presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – AATPR, sempre pautando minha atuação pela defesa das prerrogativas da advocacia trabalhista e pelo estímulo ao diálogo respeitoso e construtivo com a Justiça do Trabalho.

Fui, por duas vezes, convidado a compor a banca examinadora de concursos públicos para ingresso na magistratura do trabalho do TRT/PR — experiência que me enche de orgulho por representar a confiança deste Egrégio Tribunal em minha dedicação ao estudo do Direito.

Participei de dezenas de congressos e seminários, muitos deles em parceria com este Tribunal, além de ter sido convidado a escrever artigos jurídicos para a Revista do TRT da 9ª Região — ocasiões que reforçaram minha profunda ligação com esta respeitável Casa.

Permito-me, neste momento, dirigir um agradecimento especial aos meus sócios, pessoas extraordinárias, às quais dedico sincera admiração e profundo respeito, bem como à valorosa equipe de advogados do Escritório RPAC. A confiança, a dedicação e o espírito de parceria que compartilhamos cotidianamente são fundamentais para a construção de uma advocacia séria, combativa e comprometida com a ética e a justiça.

Recebo esta honraria como reconhecimento que transcende a individualidade. Esta comenda é partilhada com minha família, com meus colegas de profissão, com meus alunos e com todos aqueles que acreditam na Justiça do Trabalho como instrumento essencial de cidadania e pacificação social.

Agradeço, de modo especial, ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região por esta distinção, que guardarei com reverência e humildade. Reitero, por fim, meu compromisso de seguir servindo à advocacia e à Justiça com o mesmo vigor, a mesma paixão e as mesmas raízes profundas que caracterizam a Araucária — símbolo maior de nosso Estado.

Muito obrigado.

 

Sua operação merece assessoria que agregue valor com a técnica refinada, arrojo jurídico e inteligência de negócios.

Dê o primeiro
passo e fale
com nossos
especialistas.

(41) 3206-0673   

 [email protected]

  Rua Visconde de Nacar 1440,
16° andar, Curitiba/PR

        

6 + 4 =

RPAC® - Todos os direitos reservados 2025

Trabalhe com a gente

Política de Privacidade